Novela Saramandaia – Personagens

A novela Saramandaia foi uma telenovela brasileira que teve sua primeira apresentação de 3 de maio de 1976 à 31 de dezembro de 1976, contando com 160 capítulos.

Alguns personagens se destacaram por suas habilidades extraordinárias (para não dizer bizarrices).
Confira a história dos personagens principais de Saramandaia e fique por dentro do que poderá vir por aí.

Personagem João Gibão

Representado a primeira vez pelo ator Juca de Oliveira tinha capacidade de voar. No último capítulo da novela, João Gibão abre suas asas e voa. De acordo com a Wikipedia, o autor Dias Gomes utilizou de uma metáfora para falar de liberdade, uma vez que o país vivia em situação de ditadura.




Provável nome para João Gibão: Wagner Moura.

O Farmacêutico Cazuza

Representado pelo ator Rafael de Carvalho, o farmacêutico logo no primeiro capítulo ameaça a soltar o coração pela boca. Será que é daí que vem a expressão “com o coração na boca?”. O personagem fica conhecido pois sempre que é submetido a uma forte emoção, ameaça cuspir seu coração pela boca. Estranho não? O Vídeo é mais estranho ainda.



Coronel Zico Rosado

Vivido pelo ator Castro Gonzaga, o Coronel Zico Rosado pra começar prefere que a cidade continue chamando Bole-Bole ao invés de Saramandaia, e tem uma estranha mania de soltar formigas pelo nariz. E não tem horário próprio ou situação. O Nariz do coronel começa a coçar e.. Veja por si mesmo(a):




Provável ator substituto de Coronel Zico Rosado: José Wilker.

Professor Aristóbulo Camargo

Representado pelo ator Ary Fontoura, o Professor Aristóbulo Camargo em noites de sexta-feira se transformava em lobisomem.
A minha dúvida é: O quão difícil era para a Globo produzir os efeitos especiais nessa época?




Provável nome para o Professor Aristóbulo: Guilherme Fontes.

Dona Redonda

A atriz Wilza Carla (que acabou morrendo esquecida pelo público em 2011) representou Dona Redonda, a personagem tão gorda que no final da novela sua massa corpórea não suportou a quantidade de comida ingerida e a personagem explode. Confira a cena. (cuidado, cenas fortes (ironia)).
Acho que a parte mais chocante é quando a mão da personagem cai próximo ao personagem Aristóbulo Camargo.




Provável atriz substituta de Dona Redonda: Fabiana Karla.

Confira também o resumo da novela Saramandaia

Mais sobre a novela

Comentários:
  • Brenda

    Otimo!kkk

Guia de Novelas: