Resumo da novela Saramandaia

Hoje em Saramandaia

Clique no capítulo desejado para ler o resumo.

Resumo de Saramandaia – Capítulo 57 – Sexta – 27/09

Último capítulo de Saramandaia

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 56 – Quinta – 26/09

Firmino tenta atacar Risoleta, e Aristóbulo se transforma para ajudá-la. O professor leva Firmino para a delegacia. Zico não aceita a condição de Filipe. Firmino se declara culpado por ter matado o filho de Zico. Encolheu agradece Bitela por ajudá-lo a superar a perda de Redonda. Zico discute com Carlito, e Laura salva seu pai. Bitela joga balas para as crianças e todos comentam o seu comportamento doce. Zico desmente as acusações de Firmino. Stela e Tiago voltam à cidade. Helena decide contar a Stela sobre Risoleta. Durante o casamento de Risoleta e Aristóbulo, Laura aparece com Stela. Zélia não aceita Zico como pai. Aristóbulo e Risoleta se casam. Aparadeira volta para casa e apresenta a Cazuza e Marcina seus pais e seu irmão. Risoleta entrega a Stela a boneca que comprou quando ela era criança. Zico vai à câmara dos vereadores e enfrenta Gibão.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 55 – Quarta – 25/09

Zélia decide aceitar a ajuda de Zico por causa de Filipe. Cazuza mostra o conteúdo do vídeo que fez contra Zico e entrega todo o dinheiro para ser usado no processo. Aparadeira vai embora de casa. Filipe é levado para a UTI. Vitória se surpreende com o estado de Zico. Risoleta pensa em oferecer dinheiro para obrigar Firmino a se entregar. Zico doa sangue para Filipe. O vilão fica nervoso ao saber que o neto possui asas. Bitela faz um jantar sem gorduras para Encolheu. Vitória conta sua história com Zico para Zélia. Aristóbulo se esconde para deixar Risoleta. Zico questiona Vitória sobre as asas de Filipe.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 54 – Terça – 24/09

Aristóbulo se transforma em lobisomem e salva Risoleta de Zico. Encolheu impede Fifi, Cursino e Totó de arrancarem sua flor da praça. Pupu mostra Belisário para Padre Romeu. Cazuza filma Zico armando um golpe político contra Saramandaia. O filho de Zélia volta a chorar intensamente. Encolheu desmaia ao ver Bitela, irmã de Redonda que chega à cidade. Rochinha despreza Laura. Bitela explica que Encolheu precisa arrancar a flor da praça. Zico tenta conversar com Vitória. Zélia percebe que Filipe está muito doente e vai com a mãe ao hospital de Serro Azul. Vitória bate o carro na estrada e Zico aparece para socorrê-las. Zélia não aceita a ajuda de Zico, que é obrigado a revelar que é seu pai.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 53 – Sexta – 20/09

Aparadeira conta para Rochinha que o bebê de Zélia tem asas. Cazuza sente ciúmes de Risoleta com Aristóbulo. Gibão revela suas asas para a família. Marcina conta para Cazuza que precisou mentir para que Aparadeira guardasse o segredo da família de Lua. Zélia, Lua, Leocádia, Vitória e Gibão ficam encantados com o bebê. Pedro tenta arrancar a flor da praça, mas Encolheu não permite. Cazuza grava sua conversa com Zico. Zélia e Lua temem por seu filho. Zico culpa Risoleta por sua ruína. Cazuza e Aristóbulo pedem para Gibão ajudá-los a denunciar Zico. Lua, Zélia, Vitória e Leocádia ficam nervosos com a rejeição do bebê ao leite materno. Dora vê Risoleta entrar no carro de Zico e avisa a Aristóbulo. Risoleta foge de Zico, que a ameaça.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 52 – Quinta – 19/09

Zico conta para Firmino que o crime que eles cometeram no passado foi descoberto. Helena pede perdão a Risoleta. Laura tenta se explicar para Rochinha. Fifi conta o plano de Aparadeira para Cursino e Totó. Cazuza ajuda Gibão a se livrar do flagrante armado por sua esposa. Zico tenta convencer Vitória a apoiá-lo. Cazuza sai de casa, e Aparadeira fica inconsolável. O gavião de Gibão entra no quarto de Lua e observa Zélia. Carlito chama Laura para ir embora da cidade com ele. Laura conta para Zico sobre seu envolvimento com Carlito e avisa ao pai para tomar cuidado com o afilhado. Gibão estranha o comportamento de seu gavião. Zélia entra em trabalho de parto. O filho de Zélia nasce e Aparadeira fica perplexa com a aparência da bebê

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 51 – Quarta – 18/09

Cazuza sente o coração sair pela boca com a proposta de Carlito e Risoleta. Encolheu se recusa a deixar qualquer pessoa se aproximar de sua flor de Dona Redonda. Vitória sofre com a ausência de Tibério. Helena sai de casa e vai morar na pensão de Risoleta. Fifi fica com medo do plano de vingança de Aparadeira contra Gibão. Rochinha cuida de Zélia. Lua pede para Encolheu arrancar a flor da praça. Aristóbulo não acredita que Pupu e Belisário dançaram durante a tempestade elétrica. Rochinha descobre o envolvimento de Laura e Carlito.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 50 – Terça – 17/09

Helena desiste de atropelar Vitória. Vitória afirma a Risoleta que seu pai não acabou com Zé Mário. Gibão vê Firmino atentando contra Zé Mário e Vitória e Risoleta decidem esclarecer com Zico. Tibério pede para Pedro ajudá-lo a levantar da cadeira. Vitória força Zico a confessar que ele foi o responsável pela morte de Zé Mário. Zico se revolta contra Risoleta e Gibão. Tibério vai ao encontro de Candinha. Uma tempestade elétrica se aproxima da cidade. Tibério e Candinha se transformam em uma só árvore. Um raio cai sobre a casa de Aristóbulo, e o corpo de Belisário aparece na sala. Um raio atinge Encolheu no momento em que ele beija a flor da praça e a mesma cresce exageradamente. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la a prender Zico.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 49 – Sexta – 13/09

Aristóbulo pede Risoleta em casamento. Vitória impede Pedro de atirar em Zico. Risoleta conta sua história para Aristóbulo. Pedro esquece da presença de Tibério e revela que Zico é avô do filho de Zélia. Candinha pede para Laura escrever uma mensagem para Stela pedindo para ela voltar. Vitória avisa a Tibério que contará para Zélia sobre Zico, depois que seu neto nascer. Cazuza discute com Aparadeira. Aristóbulo pede Risoleta em casamento. Encolheu ouve a risada de Redonda e todos ficam apreensivos. Aparadeira pensa em armar contra Gibão. Helena afirma a Zico que se vingará dele e de Vitória. Pupu e Belisário parabenizam Aristóbulo e Risoleta pelo casamento. Gibão e Marcina namoram. Zico não percebe o desinteresse de Carlito em seus planos políticos. Uma flor nasce no local onde Redonda explodiu, e Encolheu fica emocionado. Aparadeira faz uma cópia da chave da loja de Gibão. Vitória tenta tranquilizar Zélia. Risoleta avisa a Vitória que o carro de Helena está indo em sua direção.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 48 – Quinta – 1209

Laura confirma a Helena que Vitória é a amante de Zico. Vitória e Zico se beijam. Encolheu se convence de enterrar a esposa. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la com sua filha. Zico decide tentar se aproximar de Zélia. Candinha resolve contar a verdade para a bisneta sobre Risoleta. Stela combina sua fuga com Tiago. Tibério descobre os planos de seu neto e fica orgulhoso. Laura convence Risoleta a impedir Zico de mandar Stela para longe de Saramandaia. Candinha e Helena descobrem um grande formigueiro dentro de casa. Firmino vai atrás de Stela. Zico fala para Vitória que não pretende aceitar o romance de sua neta com Tiago. Firmino persegue o carro de Tiago e Stela, que capota causando um grave acidente. Laura chega com Risoleta à fazenda Rosado, e Helena teme que a neta se revolte contra ela. Aparadeira expulsa Gibão do cortejo de dona Redonda. Laura confirma a Helena que Vitória é a amante de Zico. Lua teme que Zélia saiba o que aconteceu com Tiago. Aparadeira pede ajuda a Fifi para separar Gibão de Marcina. Zico vai à fazenda dos Vilar, e Pedro o ameaça.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 47 – Quarta – 11/09

Stela decide fugir com Tiago. Aristóbulo e Risoleta se beijam. Pupu e Belisário temem que o filho se transforme em lobisomem. Lua exige que Vitória conte a verdade sobre Zico para Zélia. Encolheu diz a Bia que só vai enterrar a esposa quando achar todos os seus pedaços. Risoleta mostra a Pupu e Belisário que Aristóbulo conseguiu dormir em sua cama. Os moradores de Saramandaia temem ser atacados por urubus. Vitória afirma a Cleide que não voltará a se envolver com Zico. Stela decide fugir com Tiago, depois de ser proibida pelo avô de ver o rapaz. Zico fala para Vitória que foi a São Paulo para vê-la.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 46 – Terça – 10/09

Aristóbulo se despede do espírito de Adélia. Zico encara Vitória sem que Helena perceba. Lua tenta disfarçar para Zélia a irritação com sua sogra. Vitória estranha o comportamento de seu pai. Candinha pede para Tiago arrumar outro encontro com Tibério. Zico discute com Gibão. Encolheu se emociona com o discurso de Aristóbulo no velório de Dona Redonda. Risoleta avisa a Rosalice e Doralice que vai conversar com o professor sobre Adélia. Rochinha fala para Aristóbulo ir para casa. Carlito sugere que Zico proponha fazer um novo plebiscito. Risoleta revela a Aristóbulo o motivo do falecimento de Adélia. Firmino encontra Tiago saindo do quarto de Stela e avisa a Zico. Candinha conta para o filho sobre o romance com Tibério. Zico marca de se encontrar com Vitória. Rochinha pede Laura em casamento. Aristóbulo se despede do espírito de Adélia e procura Risoleta.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 45 – Sexta – 06/09

Leocádia conta para Lua que Zélia é filha de Zico. Lua leva Zélia para casa, e Leocádia avisa a Vitória. Encolheu procura partes de Redonda pela cidade. Risoleta avisa a Dora e Rosalice que vai a Serro Azul. Todos ficam penalizados com o sofrimento de Encolheu. Carlito se irrita por Zico não aceitar vender a marca Bole-Bole. Zélia se preocupa com seu estado. Aparadeira fica com ciúmes de Cazuza. Aristóbulo beija Risoleta antes de ela ir para Serro Azul. Zico tenta disfarçar o nervosismo ao saber que Zélia se feriu com a explosão, e decide procurar informações sobre a filha. Leocádia conta para Lua que Zélia é filha de Zico, e ele afirma que vai contar a verdade para a esposa. Gibão e Marcina conversam sobre suas visões do futuro. Lua é frio ao falar com Vitória, e Zélia não percebe. Tiago fala com Stela pelo telefone. Leocádia conta para Vitória o que aconteceu em sua ausência. Todos participam do velório de Dona Redonda. Risoleta conta a Rochinha o que descobriu sobre o falecimento de Adélia. Tiago aparece de surpresa no quarto de Stela. Vitória e Zico se reencontram.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 44 – Quinta – 05/09

Dona Redonda descobre que Gibão tem asas e explode na frente de todos. Carlito consegue enganar Rochinha. Laura procura Risoleta para falar sobre Stela. Marcina e Gibão passam a noite juntos. Bia pensa em ir à festa de Encolheu e Redonda. Laura combina com Risoleta um encontro seu com Stela. Dora não consegue contar a verdade para Rochinha sobre sua namorada. Pupu e Belisário pensam em como fazer Aristóbulo desistir de ir embora da cidade. Rochinha sugere a Risoleta que converse com uma enfermeira no hospital de Serro Azul sobre o caso de Adélia. Bia e Pedro revelam para Encolheu e Redonda que os convidados não compareceram por medo. Zico vê Vitória no rosto de Helena. Encolheu se espanta ao ver Redonda passando mal e procura ajuda. Zélia avisa a Vitória sobre a festa de inauguração de Saramandaia. Cursino, Fifi e o delegado acreditam que possa haver alguma confusão na festa para a cidade. Dona Redonda descobre que Gibão tem asas e, ao tentar contar para a cidade, explode na frente de todos. Zélia sente fortes dores na barriga.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 43 – Quarta – 04/09

Dora vê Laura entrar no quarto de Carlito. Carlito inventa uma desculpa para tirar Zico e a família do cemitério. Risoleta se aproxima do túmulo de Zé Mário. Dona Redonda fica abalada com a dispersão de seus convidados e recebe o apoio de Encolheu e Bia. O delegado, Fifi e Cursino ficam com medo de ir à festa de Encolheu e Redonda. Zico mente para explicar a Stela a visita de Risoleta ao túmulo de seu pai. Laura promete ajudar a sobrinha a descobrir a verdade sobre sua mãe. Zico sente falta de seu filho. Aristóbulo decide deixar a cidade e Risoleta fica inconformada. Dona Redonda e Encolheu ficam decepcionados por Zico e Helena não comparecerem à sua festa. Dora vê Laura entrar no quarto de Carlito. Carlito conta para Laura que Risoleta é a mãe de Stela. Dora avisa a Rochinha que sua namorada está no quarto de Carlito.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 42 – Terça – 03/09

Zico não responde às acusações de Zélia. Zélia pede para padre Romeu abençoar a cidade com seu novo nome. Encolheu reclama com o delegado sobre a pichação feita em sua casa. Dona Redonda tenta atropelar Gibão, mas Marcina o salva. Cazuza discute com Aparadeira por causa do noivado da filha. Risoleta pede para Rochinha ajudá-la a investigar a morte de Adélia. Zico reclama com Candinha por tentar convencê-lo a aceitar Zélia. Risoleta lamenta a morte do pai de sua filha. Candinha autoriza Stela a visitar o túmulo de seu pai. Dona Redonda observa Gibão, escondida com seu binóculo. Candinha sugere que ela e Tibério revelem a verdade sobre os dois. Aristóbulo conta para Rochinha como Adélia morreu, e o médico fica intrigado. Cazuza pede para Aparadeira aceitar o casamento de Marcina e Gibão. Encolheu e Redonda acertam os detalhes para sua festa. Carlito tenta convencer Zico a vender a marca Bole-Bole. Rochinha e Risoleta concordam que existe algo de estranho sobre a morte de Adélia. Zico vê Risoleta se aproximar do túmulo de seu filho.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 41 – Sexta – 30/08

Gibão pede Marcina em casamento – Risoleta ajuda Aristóbulo a controlar o lobisomem. Gibão e Marcina têm sua primeira noite de amor. Encolheu e Dona Redonda preparam a festa para as suas bodas. Marcina concorda em preservar o segredo de Gibão. Helena cuida de Zico. Gibão voa feliz e tem uma visão assustadora com a sua morte. Risoleta conta para Rosalice e Dora o seu encontro com o lobisomem. Pupu conta para Aristóbulo sobre a filha de Risoleta. Dona Redonda discute com
Gibão por estar sendo destratada na rua. Gibão pede Marcina em casamento, e Aparadeira reage contrariada. Zélia conversa com Vitória, que fica animada com a gravidez da filha. Candinha tenta convencer Zico a aceitar Zélia e pensa em como contar para o filho sobre seu romance com Tibério. Cazuza lamenta por Aparadeira não ser igual a Risoleta. Risoleta afirma que descobrirá o que aconteceu entre Aristóbulo e Adélia. Zico pede o apoio de Cazuza para conseguir trocar o nome da cidade novamente. Gibão avisa que se casará com Marcina. Zélia enfrenta Zico.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 40 – Quinta – 29/08

Gibão decide mostrar asas a Marcina, que se emociona – Gibão sente falta de Marcina, e Leocádia o aconselha a contar seu segredo para ela. Aparadeira pensa em casar a filha com o delegado. Dona Redonda quebra a balança da farmácia. Bia e Pedro se reconciliam. Encolheu consola a esposa, que sofre com a implicância de toda a cidade. Candinha reclama de não ter herdeiros políticos, e Zico fica incomodado com o comentário. Lua e o irmão insistem que Zélia entre para a política. Dona Redonda observa a casa de Gibão com um binóculo. Aparadeira pede para o delegado desistir de sua castidade e casar com sua filha. Zico conta para Candinha que Zélia é sua filha. Tibério toma seu remédio sem reclamar, e Cleide estranha. Risoleta tenta descobrir o motivo do falecimento de Adélia. Aristóbulo vê a imagem da ex-noiva, e Pupu fica apreensiva. O fantasma de Adélia leva Risoleta até seu túmulo. Cazuza pede para Gibão reatar com Marcina. Gibão decide mostrar suas asas para Marcina, que fica emocionada. Aristóbulo se transforma em lobisomem na frente de Risoleta, e os dois se encaram.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 39 – Quarta – 28/08

Gibão tenta fazer um acordo com Zico – Gibão tenta fazer um acordo com Zico e o avisa para tomar cuidado com as formigas. Encolheu informa que Zico impugnou o plebiscito, e todos na barbearia discutem. Fifi faz fofoca sobre Cazuza, e Aparadeira fica enfurecida. Pupu e Belisário pensam em como unir Aristóbulo e Risoleta. Stela e Tiago veem o unicórnio novamente no parque. Vitória e Leocádia se despedem emocionadas. Candinha apoia Helena e repreende Laura por querer a separação de seus pais. Zico entrega uma procuração para Carlito, e Laura faz insinuações que seu pai não percebe. Vitória e Tiago se despedem de Tibério, Cleide e Pedro. Aparadeira implica com Cazuza por causa de Risoleta. Marcina tenta provocar ciúmes em Gibão. Alguns meses se passam. O delegado repara na baixa temperatura corporal de Marcina. Gibão abre suas asas, e Leocádia se emociona.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 38 – Terça – 27/08

Zico observa, sem ser visto, o casamento de Zélia – Vitória fica tensa com a presença de Zico, e Pedro é solidário ao sofrimento da mãe. Marcina demonstra sua mágoa com Gibão. Bia ignora Pedro no altar. Zico observa, sem ser visto, o casamento de Zélia. Tibério e Candinha relembram o passado. Risoleta conta a Pupu e Belisário que tem uma filha. Candinha e Tibério se despedem. Pupu fala sobre Adélia, e Risoleta fica intrigada. Leocádia aconselha Vitória a se encontrar com Zico. Bia e Aparadeira convencem Marcina a tentar pegar o buquê de Zélia. Zico e Vitória discutem. Marcina usa o delegado para fazer ciúmes em Gibão. Tiago não consegue falar para Vitória que não quer voltar para São Paulo. Zico enaltece os atributos de Helena. Pedro tenta se aproximar de Bia, que reage com ironia. Dona Redonda dá um show de dança no salão. Aristóbulo entra no quarto de Risoleta e ela acredita ter tido um sonho. Gibão e Pedro assumem a ação contra a contestação do plebiscito. Zélia avisa que seu filho se chamará Felipe, e Vitória se emociona. Cazuza leva um presente para Risoleta. Gibão procura Zico.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 37 – Sexta – 23/08

Zico entrega para Zélia os documentos da impugnação do resultado do plebiscito. Zico se recusa a falar com Vitória. Stela e Tiago pensam em promover o encontro entre Candinha e Tibério durante o casamento de Zélia, enquanto todos estiverem fora da fazenda. Encolheu faz a previsão do tempo para a rádio. Dona Redonda discute com Bia na pensão, e Risoleta acaba se machucando. Fifi espalha a notícia sobre a visão de Gibão com Dona Redonda. Tiago fala para Stela que não vai mais voltar para São Paulo. Vitória se emociona quando Zélia fala de seu pai. Cazuza e Aristóbulo se enfrentam por causa de Risoleta. Gibão conta para Bia como foi a visão que teve com sua mãe. Embriagado, Carlito fala de seus negócios escusos para Rosalice. Zico tem alta do hospital. Rochinha conversa com Gibão sobre suas asas. Candinha se arruma para se encontrar com Tibério. Gibão decide não aparar suas asas e Leocádia se surpreende. Zico avisa a Helena que não vai ao casamento de Zélia. Dona Redonda chega à igreja e todos se preocupam com sua presença. Candinha e Tibério se encontram. Pupu e Belisário visitam Risoleta. Zico entrega para Zélia, na porta da igreja, os documentos da impugnação do resultado do plebiscito.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 36 – Quinta – 22/08

Laura chantageia Zico para que ele aceite se divorciar de Helena. Marcina discute com Gibão. Pedro ofende Vitória, que o esbofeteia. Stela acredita que foi Carlito quem levou Zico ao hospital e ele desconversa. Bia deixa a fazenda Vilar. Tibério questiona a filha sobre sua briga com Pedro. Vitória teme que o filho mais velho conte a verdade a Zélia. Saramandistas e bolebolenses discutem sobre a troca do nome da cidade. Zico decide se afastar de Vitória. Gibão pergunta a Aristóbulo como ele se sentiu quando se expôs para a cidade. Aristóbulo encontra Risoleta na biblioteca e a convida para sair. Laura chantageia Zico para que ele aceite se divorciar de Helena. Aristóbulo conta para os pais a verdade sobre sua primeira namorada. Vitória fala para Leocádia que contou para Zico que Zélia é sua filha. Carlito avisa a Vitória que Zico não quer mais falar com ela. Stela e Tiago pensam em como arrumar um encontro entre Candinha e Tibério. Fifi vê Bia se hospedar na pensão de Risoleta e avisa Dona Redonda. Vitória exige falar com Zico.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 35 – Quarta – 21/08

Marcina encontra Rosalice no quarto de Gibão. Zico fica inconformado com o resultado do plebiscito, e Vitória se preocupa com ele. Rochinha termina o curativo em Gibão e se surpreende com suas asas. Cazuza e Aparadeira ficam pasmos com a visão que Gibão teve sobre Dona Redonda. As visitas a Zico são suspensas, e Carlito reage com irritação à inquietação de Vitória. Zélia se desanima ao saber que a mudança do nome da cidade vai demorar a acontecer. Leocádia conversa com Rochinha sobre Gibão. Cazuza e Aparadeira temem que Dona Redonda exploda na casa deles. Stela se preocupa com o avô. Laura confirma com Carlito que Vitória é a amante de Zico. Zélia estranha a irritação de Pedro com Vitória. Marcina decide pedir Gibão em casamento. Zico afirma a Carlito que vai anular o plebiscito. Marcina encontra Rosalice no quarto de Gibão.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 34 – Terça – 20/08

Vitória avisa a Carlito que está levando Zico para o hospital. Gibão leva um tiro e pede para o irmão levá-lo para casa. Vitória chega com Zico ao hospital e conversa com o médico. Helena e Laura concordam em não contar para Candinha e Stela o que aconteceu com Zico. Vitória decide permanecer no hospital até que Zico melhore. Leocádia tenta convencer Gibão a ir para o hospital. Marcina se desespera ao saber que seu namorado levou um tiro. Laura e Helena observam Vitória na sala de espera do hospital. Gibão permite que Rochinha entre no quarto para ajudá-lo. O médico avisa à família que Zico melhorou. Os bolebolenses vibram com o resultado parcial da votação. Pupu e Belisário se preocupam com Aristóbulo. Fifi fala para Dona Redonda e Aparadeira que Gibão está à beira da morte. Rochinha garante a Gibão que não contará seu segredo a ninguém. Saramandaia vence o plebiscito. Aparadeira se surpreende ao saber que Gibão está fora de perigo. Laura vê Vitória próxima do leito de seu pai. Carlito fala que Saramandaia venceu e Zico tenta se levantar da cama.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 33 – Sexta – 16/08

Vitória conta para Zico que Zélia é sua filha. Gibão avisa a Zico para tomar cuidado com seu coração, e Helena se preocupa. Stela e Tiago colocam a bisavó e o avô para conversar pelo tablet. Tibério conta para o neto sua história de amor. Candinha morre por causa da emoção, e Stela a faz reviver com suas lágrimas. Cazuza defende Gibão da implicância de Aparadeira. Vitória chega à cabana de Zico. Firmino obriga um grupo de trabalhadores a votar pelo nome Bole-Bole. Vitória conta para Zico que voltará para São Paulo depois do casamento de sua filha. Carlito vê Laura e Rochinha se beijando e ironiza o casal. Vitória conta para Zico que Zélia é sua filha, e o amante passa mal.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 32 – Quinta – 15/08

Gibão tem uma visão com Zico. Vitória e Zico conseguem disfarçar o encontro diante de Tiago. Gibão se concentra e faz o sino da igreja tocar. Candinha repreende o filho por pensar em ficar com Vitória. Risoleta conversa com Rochinha sobre Aristóbulo. Gibão sonha que está sobrevoando a cidade. Lua e o delegado ficam ansiosos para ver a confraternização entre bolebolenses e saramandistas. Pedro destrata Vitória, e Tiago pede para ele se entender com a mãe. Zico ordena Firmino a manter seus homens controlados. Carlito é irônico com Laura na frente de Rochinha, que não percebe. Aristóbulo conversa com Risoleta no Centro Cívico. Carlito intimida Risoleta ao vê-la falando com Stela. Zélia impede Zico de furar a fila da votação. Gibão tem uma visão com Zico.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 31 – Quarta – 14/08

Tiago tem uma ideia para que Tibério e Candinha se reencontrem. Vitória fica apreensiva e desiste de se encontrar com Zico para ficar com Zélia. Carlito conta para Candinha que Helena quer se divorciar de Zico. Tiago tem uma ideia para que Tibério e Candinha se reencontrem. Aparadeira repreende Cazuza por assistir à entrevista de Vitória no site do movimento saramandista. O delegado chama a atenção dos bolebolenses e saramandistas que se encontram na praça. Dona Redonda e Aparadeira vendem acessórios com o nome do padroeiro da cidade. Leocádia fica aflita ao saber que seu neto possui um problema. Tiago vê Vitória falando
com Zico e vai tirar satisfações.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 30 – Terça – 13/08

Zélia avisa à família que seu filho tem um problema. Risoleta fica fascinada com a transformação de Aristóbulo em lobisomem. Rochinha cuida do ferimento de Risoleta. Pedro afirma a Vitória que não contará nada para Zélia. Leocádia fica angustiada com o sonho que Zélia teve com o bebê. Marcina avisa aos pais que reatou seu namoro. Gibão teme que seu sobrinho possa ter asas como ele. Lua desiste de acabar com a discussão entre Totó e Cursino. Zico conta para Carlito que Risoleta é a mãe de Stela. Helena sofre com a falta do filho falecido. Risoleta comenta que teve uma filha, e Dora e Rosalice se surpreendem. Pupu e Belisário ficam penalizados com a tristeza de Aristóbulo. Stela pede para Candinha acobertar seu encontro com Tiago. Tibério ameaça Vitória para que ela não reviva o passado. Zélia avisa à família que seu filho tem um problema.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 29 – Sexta – 09/08

Helena aceita continuar casada com Zico. Vitória desiste de contar a verdade para Zélia. Leocádia discute com Dona Redonda. Pupu conta a Aristóbulo que foi Risoleta quem apagou as luzes na festa do Centro Cívico. Marcina, Bia e Pedro ajudam Dona Redonda quando ela engasga. Aristóbulo decide entrar na pensão de Risoleta e todos ficam espantados. Rochinha convida Laura para passear. Gibão conta como foi sua visão com Dona Redonda. Aristóbulo e Encolheu discutem na pensão. Gibão e Marcina reatam o namoro. Rochinha e Laura se beijam. Pedro fica com Bia no quarto de Zélia. Laura se despede de Rochinha e pensa em Carlito. Aristóbulo se esconde no quarto de Risoleta. Vitória e Zico pensam um no outro. Lua pede para Zélia tentar se entender com a mãe. Pedro ouve Vitória revelar que Zélia é filha de Zico. Dora fica abalada quando Rochinha diz que saiu com Laura. Aristóbulo se transforma em lobisomem na frente de Risoleta.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 28 – Quinta – 08/08

Zico e Vitória discutem na frente de todos. Tiago e Stela desconfiam de que Candinha e Tibério já foram amantes. Gibão lamenta que o plebiscito tenha se transformado em uma guerra de cachaças. Aristóbulo ouve a conversa preconceituosa sobre ele entre Aparadeira e Cazuza. Dora e Rosalice dão um presente para Belisário. Tiago se despede de Stela na estrada. Pupu e Belisário não contam para Aristóbulo que foram à pensão de Risoleta. Bia decide sair de casa. Stela registra a foto que está no medalhão de Candinha. Helena se incomoda por Zico sair de casa sem falar com ela. Zélia e Pedro ficam intrigados com o sumiço da mãe. Zico e Vitória se encontram e conversam sobre o passado. Carlito chama Laura para ir ao seu quarto na pensão. Stela e Tiago decidem descobrir por que Candinha e Tibério se separaram. Zico não aceita que Vitória se separe dele novamente. Aparadeira conta para Dona Redonda que Bia foi para a casa de Gibão. Pupu tenta convencer Aristóbulo a visitar Risoleta. Dona Redonda ofende Gibão na frente de Leocádia. Helena pede para tratar com Zico sobre a separação deles. Vitória decide conversar com Zélia sobre seu pai.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 27 – Quarta – 07/08

Vitória fica atônita ao saber que Zico a acusou de ter comprado Lua e Gibão. Rochinha fica irritado com a implicância de Cursino e Fifi com o professor. Aristóbulo se enfurece com o esquema contra ele e tenta se controlar para não virar lobisomem. Risoleta confirma a Pupu e Belisário que ajudou Aristóbulo no salão da festa. Vitória sugere dar uma entrevista para explicar a verdade sobre o registro do nome Saramandaia. Carlito espalha pela cidade uma intriga sobre a família Vilar. Pupu fica com ciúmes de Dora e Rosalice com Belisário. Laura apoia Helena em sua decisão de separar-se de Zico. Vitória vai às ruas para esclarecer o mal-entendido sobre o nome da cachaça e encontra Zico fazendo ofensas à sua família. Zélia e toda a cidade cobram uma explicação pela discussão íntima que Vitória e Zico demonstram na praça.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 26 – Terça – 06/08

Laura conta para Zico que Vitória registrou a marca Saramandaia. Gibão não gosta de ver o dossiê contra ele. Risoleta sente pena de Aristóbulo. Zico fica aliviado por Encolheu ter assumido a culpa pelo dossiê contra Gibão. Pupu consola Aristóbulo. Stela comemora a reconciliação de Laura e Zico. Helena afirma ao marido que quer se divorciar dele. Carlito confirma a denúncia de Laura e insinua que Vitória subornou Gibão e Lua para iniciarem o movimento contra Bole-Bole. Gibão tem uma visão de Dona Redonda explodindo. Zico acusa Lua de ter se vendido para Vitória. Zico desconfia de que o prefeito sabe de seu envolvimento com Vitória. Tiago e Stela se encontram. Gibão avisa a Encolheu que Dona Redonda vai explodir se não parar de engordar. Lua conversa com o irmão sobre o registro do nome Saramandaia. Aristóbulo sente a rejeição das pessoas na cidade. Pupu vai com Belisário à pensão de Risoleta. Marcina visita Aristóbulo na repartição pública. Zélia acusa Vitória de traição.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 25 – Sexta – 02/08

Zico discute com Helena. Tiago e Stela se beijam. Carlito explica a Laura por que estava falando de Vitória ao telefone. Zico manda Firmino pegar o dossiê com Dona Redonda. Candinha flagra Tiago no quarto de Stela. Bia fala para Pedro que vai filmar sua mãe entregando o dossiê para Zico. Candinha decide acobertar Tiago e Stela. Aristóbulo teme a demora de Zico em chegar à festa. Zélia estranha o jeito com que Lua trata Vitória. Zico encontra Helena desacordada no banheiro e chama Rochinha para examiná-la. Tiago desconfia de que Tibério e Candinha tiveram um envolvimento. Bia grava Encolheu tentando entregar o dossiê a Firmino e mostra para todos no Centro Cívico. Risoleta apaga as luzes do salão e Aristóbulo vai embora como lobisomem. Zico pergunta a Laura se ela sabe quem registrou o nome Saramandaia.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 24 – Quinta – 01/08

Aristóbulo propõe ficar com Risoleta às escondidas. Lua afirma a Leocádia que Zélia precisa saber sobre o caso entre Vitória e Zico. Risoleta expulsa Aristóbulo de seu quarto. Aparadeira diz a Marcina que não vai mais tentar uni-la ao professor. Leocádia convence Lua a manter o caso de Vitória e Zico em segredo. Helena afirma que vai descobrir quem é a amante de seu marido. Tibério contraria a filha e autoriza Pedro a aprovar a compra de máquinas para engarrafar cachaça. Aristóbulo não deixa Pupu e Belisário irem à festa de lançamento de sua candidatura. Marcina provoca Gibão. Carlito não concorda que Zico lance a candidatura de Aristóbulo. Bia avisa a Pedro que sua mãe está fazendo um dossiê contra Gibão. Leocádia conta para Vitória que Lua a viu com Zico na cidade vizinha. Dona Redonda combina com Zico de entregar o dossiê contra Gibão na festa do Centro Cívico. Risoleta visita Pupu e Belisário. Laura vai atrás de Carlito na pensão. Pupu pede para Risoleta ajudar Aristóbulo. Vitória se encontra com Zico. Tiago tenta falar com Stela. Bia descobre que Dona Redonda entregará o dossiê para Zico na festa. Aristóbulo fica orgulhoso de ver o cartaz da campanha com sua foto. Laura ouve uma conversa de Carlito sobre Vitória. Tiago procura Stela na fazenda Rosado. Helena se embriaga e questiona Zico sobre sua amante.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 23 – Quarta – 31/07

Vitória fica nervosa com o jeito como Lua a trata. Carlito fala para Laura ir procurá-lo na pensão. Dona Redonda e Encolheu reclamam por Bia sair com Pedro. Cazuza fala para Risoleta que Aparadeira quer casar Aristóbulo com sua filha. Marcina pensa em Gibão e sente seus calores. Gibão tem saudades da ex-namorada. Pupu pede para Rochinha aconselhar Aristóbulo a ficar com Risoleta. Cazuza faz as pazes com Aparadeira. Bia ouve os pais falando a respeito do dossiê contra Gibão. Helena escuta o marido falar com a amante pelo celular. Lua confirma com Leocádia o caso entre Vitória e Zico, e fica indignado. Aristóbulo procura Risoleta.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 22 – Terça – 30/07

Stela consegue impedir Zico de ver Tiago. Aristóbulo fica tenso ao ver Marcina, Aparadeira e Dona Redonda na presença de Belisário. Cazuza reclama do falso dossiê que a esposa de Encolheu está escrevendo contra Gibão. Bia, Zélia e Pedro afirmam que vão impedir os bolebolenses de usar o suposto milagre na campanha. Stela não deixa Tiago falar sobre sua família. Pupu expulsa todos de sua casa. Stela e Tiago se beijam. Aristóbulo se sensibiliza com a insistência de Pupu e Belisário para que ele fique com Risoleta. Risoleta comenta que o milagre do padroeiro foi armado e Cazuza considera sua opinião. Tiago conta para Stela que pertence à família Vilar. Lua vê Vitória e Zico juntos. Candinha e Tibério reagem saudosos ao saberem do envolvimento de Stela e Tiago. Padre Romeu proíbe o povo de discutir política na igreja. Gibão e Leocádia acusam Carlito de ser o responsável pelo falso milagre. Cazuza afirma a Marcina que não vai deixar Aparadeira forçar seu casamento com Aristóbulo. Pupu e Belisário se preocupam com a carreira política do filho. Lua é irônico com Vitória ao questioná-la sobre seu almoço na cidade vizinha.

Fechar Resumo

Resumo de Saramandaia – Capítulo 21 – 26/07 – Sexta

Dona Redonda desmaia ao ver Belisário – Laura consegue pegar o equipamento de Carlito e delata tudo à família, que se volta contra ela. Gibão acerta com Zélia, Lua e Pedro de tentar descobrir de quem é o sangue que foi encontrado na imagem. Laura se arrepende de ter se envolvido com Carlito novamente. Zico afirma a Vitória que não tem participação no milagre ocorrido na igreja. Gibão descobre que Carlito forjou o milagre e os dois se enfrentam. Carlito guarda o equipamento que usou em uma mala no armário. Gibão e Marcina pensam um no outro. Vitória fala para Zico que eles só podem ficar juntos em segredo. Tibério aconselha Tiago a ficar com Stela. Pupu afirma a Belisário que fará com que ele participe do almoço para Marcina e Aparadeira. Zico marca de passar o dia com Vitória em outra cidade. Tiago consegue falar com Stela. Dona Redonda desmaia ao ver Belisário e causa um grande transtorno na casa de Aristóbulo. Stela manda Tiago se esconder, quando vê Zico se aproximar do carro.

Fechar Resumo

Resumo da Novela Saramandaia – Sinopse da Novela

A Globo teve muito sucesso com a exibição das novelas das onze, tanto Gabriela como O Astro. Para continuar tendo maiores índices de audiência, a globo, pelo que tudo indica fará o remake da novela Saramandaia.

Saramandaia foi exibida pela primeira vez em maio de 1976. Com direção de Walter Avancini, Gonzaga Blota e Roberto Talma, contava a história de Bole-Bole, um vilarejo fictício do estado da Bahia.
A trama gira em torno da disputa pelo nome do vilarejo, que, enquanto uns querem continuar com Bole-bole, outros querem colocar o nome de Saramandaia.

Mais sobre a novela

Comentários:
  • larissa vitor

    vitoria e zico estam vivendo a historia de romeu e julieta

  • erica lima

    Por quê a familia vilar está em guerra com a familia rosado ?

  • MARIA JOAQUINA

    EU SOU A MENINA MAIS FAMOSA DO BRASIL SOU A MARIA JOAQUINA

Guia de Novelas: